Quando
falamos em música, podemos pensar nela como um meio de comunicação. Desde a
pré-história a música está presente em nosso cotidiano, seja em rituais
religiosos ou em festas. Podemos vê-la também como uma forma de expressar
sentimentos, como nas cantigas trovadorescas, nas poesias palacianas e, nos
tempos de hoje, na música popular brasileira (MPB).
A
música popular brasileira tem um caráter importante e evolutivo, não apenas
pela sua harmonia e ritmo, mas pelas mensagens que trazia consigo, questionando
e escancarando a realidade vivida por muitos brasileiros. Mas nem sempre foi
assim, houve grandes obstáculos a serem superados, começando com alguns
sambistas que a princípio não queriam perder seu prestígio falando sobre a
realidade.
Um
dos grandes nomes da MPB aqui em São Paulo é Adoniran Barbosa. João Rubinato
(seu verdadeiro nome) era filho de imigrantes italianos que vieram de
Cavarzere, província de Veneza, e viveram no Bixiga, bairro tradicional e
popular da cidade de São Paulo. Sendo eles muito pobres, desde criança Adoniran
começa a trabalhar e passa por diversas profissões, desde marmiteiro até
locutor de rádio.
Ele
começou a compor canções cedo, mas isso não fez com que fosse bem-sucedido nem
que as portas se abrissem de imediato, tentou de tudo até que começou gravar
suas músicas. O mais legal de tudo era a maneira que ele brincava com as
palavras utilizando a forma coloquial para retratar a realidade dos paulistas e
dos imigrantes italianos. Engraxates, viúvas, homens solitários, despejados,
eram personagens verídicas de suas canções!
Este
é um trecho da música "Samba do Arnesto", na qual Adoniran mostra
claramente que muitos paulistas eram analfabetos:
"Um recado assim ói: -Ói, turma, num deu pra esperá
Ah, duvido que isso
num faz mar, num tem importância
Assinado em cruz porque não sei escrevê Arnesto"
Já
na música “Saudosa maloca” Adoniran mostra as famílias que eram despejadas das
favelas e pensões:
"Se o senhor não tá lembrado
Dá licença de contá
Que acá onde agora está
Esse aditício ardo
Era uma casa véia
Um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mas um dia, nós nem pode se alembrá
Veio os homis c'as ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemos todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição
Que tristeza que nós sentia
Cada táuba que caía
Doía no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nós pega páia nas gramas do jardim
E prá esquecê, nós cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida
Dim-dim donde nós passemos os dias feliz de nossa vida
Saudosa maloca, maloca querida
Dim-dim donde nós passemos os dias feliz de nossas vidas"
Adoniran teve muitas das suas músicas vetadas e censuradas
durante a ditadura militar, era um absurdo escrever de forma tão errada e
querer que a população ouvisse, era o que dizia a censora Eugenia Costa
Rodrigues. Infelizmente nem todos entendiam sua maneira de mostrar fatores
sociais da vida dos operários e a beleza que tinha em unir povos e línguas
diferentes!
Fonte: Documentos Revelados |
Fonte: Catraca Livre - Adoniran e Elis Regina |
Quando parliamo di musica, possiamo pensarla come un mezzo di
comunicazione. Sin dalla preistoria la musica sta presente nel nostro
quotidiano, sia nei rituali religiosi o nelle feste. Possiamo vederla anche
come una forma di esprimere sentimenti, come nelle canzoni trobadoriche, nelle
“poesias palacianas” e, nei tempi attuali, nella musica popolare brasiliana
(MPB).
La musica popolare brasiliana ha un carattere importante e evolutivo, non
appena per la sua armonia e ritmo, ma anche per i messaggi che portava con sé,
per questionare e far venire fuori la realtà vissuta da molti brasiliani. Ma
non era sempre così, hanno avuto grandi ostacoli da essere superati,
cominciando da alcuni "sambistas" che a principio non volevano
perdere il loro prestigio parlando della realtà.
Uno tra i grandi nomi della MPB qui a San Paolo era Adoniran Barbosa. João
Rubinato (suo nome vero) era figlio di immigranti italiani che sono venuti da
Carvazere, provincia di Venezia e sono andati ad abitare a Bixiga, quartiere
tradizionale e popolare a San Paolo. Essendo loro molto poveri, sin da bambino
Adoniran comincia a lavorare e fa diversi tipi di lavori, da “marmiteiro” (chi
si occupa di far cibo e venderlo alle persone che lavorano e che devono
mangiare al lavoro) a locutore da radio.
Lui ha cominciato a comporre canzoni presto, ma questo non ha fatto sì che
avesse successo, lui ha fatto di tutto un po’, da attuare a
interpretare e dopo ha cominciato a fare musica. Il più bello di tutto era la
forma come lui giocava con le parole, la forma popolare di parlare della realtà dei
“paulistanos” e degli immigrati italiani. Le persone di cui parlava nelle
sua canzoni erano personaggi veri.
Nella canzone "Saudosa maloca", Adoniran mostra le famiglie
povere che abitavano nei bassifondi:
Adoniran ha avuto molte delle sue canzoni vietate e censurate dalla dittatura,
era un assurdo scrivere di forma sbagliata e volere che la popolazione lo
ascoltasse,era ciò che diceva Eugênia Costa Rodrigues, una delle persone
responsabile per la censura ai testi delle canzoni in Brasile nel periodo della dittatura.
Purtroppo non erano tutti che capivano la sua maniera di mostrare i
problemi sociali della vita degli operai e la bellezza che aveva in
legare popoli e lingue diversi.
Ma questo
non lo ha fatto desistere e Adoniran, con la sua fortissima influenza
italiana, ha continuato a comporre le sue canzoni e anche se ha dovuto
aspettare alcuni anni per divulgargli. Veramente molto bello era il suo lavoro e
degno di essere ascoltato e divulgato!
La musica vietata:
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