A peça Eles
não usam Black-Tie foi escrita por Gianfrancesco Guarnieri e dirigida por José
Roberto. Lançada em 1958, foi considerado pelos críticos da época, um marco na
dramaturgia nacional, já que, segundo Delmiro Gonçalves eram “raríssimas, as vezes [...] que pode se
falar com entusiasmo e com esperança na elevação do nível da nossa dramaturgia
[...]”.
A peça
tornou-se um marco no Cinema Novo no Brasil, movimento artístico que foi
influenciado Nouvelle Vague na França e pelo Neo-realismo italiano, onde ambos
tinham o objetivo de ser uma arte com pequenos custos, porém com mais
“conteúdo” do que as peças/filmes convencionais da época.
Eles não usam
Black-Tie foi algo inovador naquela década, pois as peças teatrais comuns
sempre tinham como protagonistas a nobreza/burguesia e como pano de fundo
ambientes extravagantes. Black-Tie era justamente o oposto. Um morro. Os
moradores. Os trabalhadores. As divergências entre todos aqueles (ou quase
todos) proletariados e o patronato. Era
parte da realidade brasileira retratada no teatro. Algo surpreendemente novo.
A narrativa é
marcada pelo conflito de gerações entre o pai, Otávio, líder de greves,
idealista, que junto com os seus companheiros, acredita que através da luta
conseguiram um salário mais justo e Tião, filho de Otávio, que pensa que o
objetivo do movimento é algo utópico e só quer ter uma estabilidade econômica
para viver com Maria (sua esposa) e seu filho fora do morro.
A
história é ambientada no morro onde os operários moram e o que faz que Romana
seja também conhecida pela sua personalidade forte, que apoia o marido Otávio e
sempre tem uma resposta ríspida para todos.
O grande
desfecho da história está no fato de que Tião não vê a greve como solução para ascender
economicamente e decide omitir-se do movimento para ganhar um “extra” de seu
patrão por não participar. Este fato faz com que os operários e a própria Maria
chateados, mesmo a greve tendo sido vingada.
Tião figura a
parte da sociedade tem receio de ser reprimida, de perder o emprego por apoiar
a greve e pensa somente em viver com estabilidade, o que é bastante contestado
pelas demais personagens que creem que, unidos, a vida em conjunto pode
melhorar significantemente. Black-Tie tem um caráter de reivindicação contra
hegemonia cultural norte americana e expõe a situação sócia econômica da
própria população brasileira. A peça foi sucesso e conseguiu inevitavelmente,
com que os espectadores se sentissem retratados, já que parte da sua realidade
estava ali.
A peça entrou
em cartaz e passou em diversas cidades brasileiras e até na Alemanha.
Lo spettacolo “Loro non usano Black-Tie” è stato
scritto da Gianfrancesco Guarniere e regista José Roberto. Messa in scena per
la prima volta nel 1958, i critici l’hanno giudicata un marco nella drammaturgia
nazionale brasiliana giacché secondo Delmiro Gonçalves erano “rarissime le volte [...] che si può parlare
con entusiasmo e con speranza sulla miglioria del livello della nostra drammaturgia[...]”.
Lo spettacolo è diventato un punto di riferimento
per il Cinema Nuovo in Brasile, movimento artistico che è stato influenzato dalle
Nouvelle Vague in Francia e dal Neo-realismo italiano: entrambi avevano per
scopo produrre arte a bassi costi però con contenuti migliori riguardo agli
spettacoli/film convenzionali dell’epoca.
“Loro non usano Black-Tie” è stato qualcosa di
innovativo in quel deccenio, perchè gli spettacoli avevano sempre come
protagonisti la borghesia e la nobiltà e come scenario ambienti stravaganti.
Black-Tie era proprio l’opposto. Una favela. I residenti. I lavoratori. Le
divergenze tra tutti (o quasi tutti) i proletari e i patronati. Era parte della
realtà brasiliana ritrattato nel teatro. Qualcosa di sorprendente nuova.
La narrativa è segnalata attraverso il coflitto tra
il padre, Otávio, leader degli scioperi, idealista, che insieme ai suoi
compagni, crede che attraverso la lotta, ottengano un stipendio più giusto e
Tião, figlio di Otávio, pensa che l’obiettivo del movimento è qualcosa utopica
e desidera soltanto avere una stabilità economica a vivere con Maria (sua
moglie) e suo figlio fuori della favela.
La vicenda accade nella favela dove gli operai
vivono e fa che Romana sia anche conosciuta per la sua personalità forte, che sostiene
il marito Otavio e sempre dà una risposta “acida” a tutti .
Il principale esito della storia è che Tião non
vede lo sciopero come una soluzione per ”crescere nella vita” e decide di non partecipare
dello sciopero e così guadagnare un bonus dal capo. Questo fa gli operari anche Maria sconvolti, anche se lo sciopero è
stato vendicato.
Tião figura isolata della società ha paura di
essere represso, di perdere il lavoro per sostenere lo
sciopero e pensa solo in vivere con stabilità il che è molto contestato dagli
altri che credono che, insieme, la vita può migliorare significativamente.
Black-Tie ha un carattere di rivendicazione contro l'egemonia culturale nord
americana e espone la situazione socio-economico della popolazione brasiliana. Lo
spettacolo è stato successo e ha fatto gli spettatori sentirsi rappresentati, giacché
parte della loro realtà era lì.
Il film ha debuttato nel 1981 e regista per Leon Hirszman.
Fonte de pesquisa/Fonti di ricerca:
http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/neo-realismo-raizes-do-cinema-brasileiro/
Eles não usam Black-Tie/ Loro non usano Black-Tie. Guarniere, Gianfrancesco.
http://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/neo-realismo-raizes-do-cinema-brasileiro/
Eles não usam Black-Tie/ Loro non usano Black-Tie. Guarniere, Gianfrancesco.
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