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Um dos efeitos da globalização é o fato de muitas pessoas estarem relativamente próximas a países estrangeiros sem necessariamente visitá-los. Desse modo, é possível apaixonar-se pela comida,pela música, pelos costumes e até mesmo pelas pessoas de determinada região sem sair de seu país.
Esse foi o caso de Vincenzo De Franco, de 29 anos, natural
da Calábria, que hoje vive em Roma. Ele trabalha como engenheiro elétrico, mas
nas horas vagas gosta de conversar com pessoas de diversos países pela
internet, incluindo o Brasil. Dessa forma, apesar de nunca ter visitado o
Brasil, Vincenzo tem um carinho muito grande pelo país - mesmo à um continente
de distância.
Enquanto conversávamos, ele mostrou a bandeira do Brasil, guardada com carinho em seu guarda-roupa, além da camisa do time carioca Vasco da Gama. Vincenzo conhece também outros times, como Corinthias e Santos. O futebol brasileiro é uma das coisas que o italiano mais admira no país, além das paisagens naturais. “Gosto também da paixão brasileira, os brasileiros são pessoas calorosas e gentis”, disse durante a entrevista. Sabe também que o Brasil não é só Rio de Janeiro e São Paulo, algo difícil de se encontrar se tratando de pessoas que nunca visitaram nosso país. Citou cidades como Porto Alegre e a região Nordeste, dizendo que gostaria de visitá-las um dia.
Sobre a cidade de São Paulo, Vincenzo declarou que conhece sua fama de “cidade caótica” e do problema que os paulistanos têm com o trânsito intenso da cidade. Algo que ele considera feio na paisagem das grandes cidades brasileiras são os fios elétricos. “São cheios de nós e parecem desorganizados. Acho que o governo poderia fazer algo a respeito, pois além de algo feio, pode ser perigoso para as pessoas”.
Disse também que sabia a respeito da influência que São Paulo recebeu da Itália, pois muitos italianos migraram para cá no passado e continuam migrando hoje em dia. Perguntei se ele imaginava o porquê disso. Na opinião de Vincenzo, o Brasil ainda recebe muitos italianos pois é um país que acolhe bem os imigrantes, além de ser um lugar belo para se morar, com clima agradável e não muito frio. Além disso, ele pensa que outro fator determinante seja a crise econômica enfrentada não só pela Itália, mas por toda Europa. No final das contas, viver no Brasil acaba sendo uma boa alternativa para os italianos.
Vincenzo tem uma visão muito positiva do Brasil, seja por seu contato com brasileiros ou por sua simpatia pela nossa cultura. Mas que dizer dos italianos de forma geral? “Acho que a Itália tem uma boa opinião sobre o Brasil”, respondeu sobre o assunto. Citou também os esteriótipos, que segundo ele, são vistos como na maioria dos outros países: mulheres fáceis, praias, o carnaval e a reputação do povo brasileiro como alegre o tempo todo. Sobre concordar com esses esteriótipos, ele concorda em partes; não têm a mesma visão negativa sobre as mulheres brasileiras, mas concorda sobre reputação alegre que o país recebe.
Falamos sobre a TV brasileira e, apesar de não conhecer tantos programas, Vincenzo diz que admira personalidades brasileiras, como Juliana Moreira (modelo e apresentadora do canal italiano RAI). Citou também um comercial do Guaraná Antártica com o craque argentino Maradona, além de uma pegadinha muito famosa aqui no Brasil, a da “garota no elevador”, do canal SBT. Assistiu também o filme “Tropa de Elite”, que retrata o dia a dia nas favelas cariocas.
A influência italiana está fortemente presente na gastronomia paulistana. Contamos à Vincenzo sobre a popularidade dos “gelatos” aqui no Brasil, além da famosa “soda italiana” vendida nos restaurantes. À respeito da soda, ele disse que nunca havia visto na Itália. “Ah, é bonita! O aspecto parece bom, como uma cedrata [refrigerante italiano feito com limão ou laranja]”, disse ao ver uma foto. Ele opinou sobre esse tipo de comida de “nacionalidade fake”, dizendo que é boa em partes, já que de certa forma divulga outra cultura. A parte ruim, segundo ele, é que o efeito pode se inverter, trazendo má fama à culinária de determinado país.
Uno tra gli effetti della
globalizzazione è il fatto che molte persone stiano relativamente vicine a
paesi stranieri senza necessariamente averli già visitato. Di questo modo, è
possibile innamorarsi per il cibo, per la musica, per l’abitudine e anche per
persone di determinata regione senza uscire del suo paese.
Questo è stato il caso di
Vincenzo De Franco, di 29 anni, naturale della Calabria, che oggi abita a Roma.
Lui lavora come ingegnere elettronico, ma nelle ore libere gli piace parlare
con persone di diversi paesi sull’internet, incluso il Brasile. Nonostante non
abbia mai visitato il Brasile, Vincenzo “ha un debole” così grande per il paese
– anche essendo a uno continente di distanza.
Mentre parlavamo, lui ha
mostrato la bandiera del Brasile, la quale tiene con amore nel suo armadio,
oltre un maglione della squadra carioca Vasco da Gama. Lui conosce anche altre
squadre come Corinthians e Santos. Il calcio brasiliano è una delle cose che
lui ammira di più nel paese, oltre i paesaggi naturali. «Mi piace anche la
passione brasiliana, i brasiliani sono persone accoglienti e gentili» ha
detto durante l’intervista. Lui sa anche il Brasile non è solo Rio de Janeiro e
San Paolo, questo è qualcosa di raro quando si parla di persone che non hanno
mai visitato il nostro paese. Ha parlato di città come Porto Alegre e la
regione Nordeste dicendo che vorebbe di visitarla un giorno.
Della città di San Paolo,
Vincenzo ha dichiarato che conosce la sua fama di città caotica e del problema
che i “paulistanos” hanno con il traffico intenso. Qualcosa di brutto, secondo
lui, nel paesaggio delle grande città brasiliane sono i fili eletrici. «Sono pieni di nodi e
sembrano disordinati. Penso che il governo potrebbe fare qualcosa per risolvere,
anche perché può essere pericoloso per le persone».
Ha detto
anche che sapeva un po’ rispetto l’influenza che San Paolo ha ricevuto
dell’Italia, che molti italiani sono migrati nel passato e continuano a migrare
oggi giorno. Ho chiesto se lui sapeva il perché di questo. Nella sua opinione,
il Brasile riceve ancora tanti italiani perché è un paese che riceve bene gli
immigrati, oltre essere un bel posto per vivere, con un buon clima e non molto
freddo. Inoltre, lui pensa che altro fattore determinante sia la crise
economica affrontata non solo dall‘Italia, ma da tutta l’Europa. Quindi, vivere
in Brasile è una buona alternativa per gli italiani.
Vincenzo ha un’opinione
molto positiva del Brasile, sia per il suo contato con brasiliani che per
la simpatia per la nostra cultura. Ma e gli italiani in generale? «Penso
che l’Italia abbia una buona opinione su Brasile», ha risposto. Ha citato anche
gli esteriotipi che, secondo lui, sono come nella maggior parte degli altri
paesi: donne facile, le spiagge, il carnevale e la fama del popolo brasiliano
come felice tutto il tempo. Lui ha detto che non ha la stessa opinione negativa
circa le donne, ma è d’accordo con la fama che il brasiliano ha di essere
sempre felici.
Abbiamo parlato della TV
brasiliana, e nonostante non conosca tanti programmi, Vincenzo ha detto di
ammirare famosi brasiliani come Juliana Moreira (modella e presentatrice del
canale italiano RAI). Ha anche citato uma pubblicità del Guaraná Antártica con
il giocatore argentino Maradona, anche un famoso “programma scherzo” in
Brasile, la «ragazza nell’ascensore», del canale SBT. Ha visto anche
il film «Tropa de Elite», che parla della vita quotidiana
nella «favela».
L'influenza italiana è
fortemente presente nella gastronomia paulistana. Abbiamo raccontato a Vincenzo
la popolarità del «gelato» in Brasile, oltre la famosa «soda
italiana» venduta nei ristoranti. Per quanto riguarda la soda, ha detto
che non aveva mai visto in Italia. «Oh, è bellissima! L'aspetto sembra buono
come una cedrata», ha detto dopo aver visto una foto. Ha detto cosa pensa di
questi tipo di cibi di «nazionalità fake»: che sono buoni da un punto di vista
perché rendeno famosa un'altra cultura. La parte negativa, secondo lui, è che
l'effetto può essere l’inverso, e far diventare negativa l’immagine dela cucina
di un determinato paese.
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