A relação entre Itália e moda iniciou-se no ano de 1951, quando o Conde Giovanni Battista Giorgini promoveu um desfile para o público internacional em Florença, criando, assim, o que chamamos hoje de Made In Italy. Inicialmente, apenas a classe nobre vestia a fina costura, destacando-a dos demais, porém, com a chegada dos anos 60, tudo mudou: com mulheres lutando e protestando por um papel mais ativo na sociedade da época, todas queriam o prazer de sentir-se como uma princesa, como se fizessem parte da nobreza. 

Fonte: Vogue Italia - Conde Giovanni Battista Giorgini

Desde então, nasce uma nova ideia de criação e design da moda, surgindo diversos tipos de lojas com roupas a um preço acessível.
No decorrer dos anos, o país popular da moda apresentou nomes de grandes estilistas como Armani, Versace, D&G, Missoni e Gucci, e a cidade de Milão tornou-se um point da moda italiana que, ao mesmo tempo, começou a se espalhar pelo mundo.

No Brasil, a moda não é apenas uma questão de bom gosto, mas um modo de mostrar-se diferente, adequar-se a diversos ambientes e eventos e, além disso, é um diferenciador cultural. E São Paulo é uma cidade onde encontramos grande diversidade de vestuário, seja nas vitrines, calçadas, da cabeça aos pés. O estilo da moda italiana é um dos mais seguidos na capital: com lojas em locais bem movimentados, atingem uma classe de maior poder aquisitivo. Mas não se engane ao pensar que somente pessoas com maior condição financeira podem obter produtos das marcas Versace, D&G, Prada, entre outras renomadas grifes italianas.
A nova classe média está construindo sua identidade pelo uso de roupas de grife. Consomem estes produtos, mesmo que em pequena proporção, utilizando até o parcelamento como forma de pagamento. As pessoas estão se adequando cada vez mais a um vestuário sofisticado, apesar de os preços, no Brasil, serem significantemente mais elevados.

Uma maneira de a classe média começar adquirir roupas assinadas por estilistas renomados foi pela parceria entre a italiana Versace e a Riachuelo,uma das mais bem sucedidas rede de lojas populares em São Paulo.
A junção das marcas resultou na coleção de roupas “Versace para Riachuelo”, acompanhada de perto pela própria Donatella Versace, atual líder da empresa, após a morte de seu irmão (e fundador da marca) Gianni Versace. A renomada Versace possui notoriedade em outros campos da moda, como, por exemplo, a coleção de porcelanas e cristais lançada com uma das especialistas no assunto, a alemã Rosenthal, mostrando a todos que a moda pode expandir-se além das passarelas: 

Fonte: Rosenthal
Há várias influências da moda italiana no vestuário do paulistano. Entretanto, passam despercebidas no dia a dia por conta da correria.
Vejamos um exemplo: sabe a roupa ou sapatilha com estampa de “zigue-zague”? Esse padrão famoso só se tornou reconhecido por meio da italianíssima marca Missoni.Com o nome ligado diretamente a estampa CHEVRON (padrão decorativo geométrico, em forma de V) a marca dissemina o seu estilo único e, mesmo a estamparia não sendo propriamente sua, tudo aquilo que a utiliza leva o nome Missoni Inspired.

Fonte: Futilish & Koolshop - Vestidos "Missoni Inspired"

Il rapporto tra l’Italia e la moda è cominciato nel 1951, quando il Conte Giovanni Battista Giorgini ha promosso una sfilata di moda al pubblico internazionale a Firenze, creando, così, quello che chiamiamo oggi Made In Italy. Al principio, solo la classe nobile indossava la raffinata cucitura, mettendo in evidenza la Borghesia, tuttavia, com l’arrivo degli anni 60 è cambiato tutto: con le donne combattendo e protestando per una funzione più attiva nella società dell’epoca, loro desideravano il piacere di sentirsi una principessa, come se fossero parte della nobilità.

Fonte: Italia-magazine
E così nasce l’idea di un nuovo design nella moda, sorgendo diversi tipi di negozi con l’abbigliamenti ad un prezzo accessibile.
Con gli anni, l’Italia popolare della moda ha presentato grandi nomi di stilisti come Armani,Versace, D&G, Missoni e Gucci, e la città Milano si è diventata un punto della moda italiana que, allo stesso tempo, ha cominciato a propagarsi in tutto il mondo.

In Brasile, la moda non è solo una questione di buongusto, ma anche un modo di presentarsi diversamente, adattarsi ai diversi ambienti ed eventi e, inoltre, è un differenziatore culturale. E Sao Paolo è una città dove troviamo grande diversità di abbigliamento sia nelle vetrine che nei marciapiedi, dalla testa ai piedi. Lo stile della moda italiana è uno degli più seguiti nella capitale: con negozi nei posti più frequentati, influenzano una classe sociale con maggior potere d’acquisto. Però non lasciatevi ingannare con il concetto che solo le persone con più condizione finanziaria possono ottenere i prodotti delle marche Versace, D&G, Prada tra altre rinomate marche italiane.

La nuova classe media sta costruendo la sua identità indossando un’abbigliamento di marca famosa. Consumano questi prodotti, anche se in piccola proporzione, utilizando il pagamento a rate. Le persone stanno progressivamente adattandosi all’abbigliamento sofisticado, nonostante i prezzi, in Brasile, siano significativamente più elevati.
Un modo della classe media cominciare a acquisire abbigliamenti dei famosi stilisti fu attraverso  l’associazione tra la marca italiana Versace e  Riachuelo, una delle marche brasiliane di più successo nei negozi popolari a Sao Paolo.

La giunzione delle marche ha risultato la collezione “Versace para Riachuelo” attentamente monitorata da Donatella Versace, l’attuale leader dell’azienda, dopo la morte di suo fratello (e fondatore della marca) Gianni Versace. La già nota Versace ha notorietà in altri campi della moda, ad esempio la collezione di porcellane e cristalli lanciata con un dei massimi esperti nella materia, la tedesca Rosenthal, mostrando a tutti che la moda può espandersi oltre alle sfilate di moda: 

Fonte: Fashionable Home
        
Ci sono molte influenze della moda italiana nell’abbigliamento “paulistano”. Tuttavia, passano inosservati nella vita quotidiana a causa della fretta.
Vediamo un esempio: conosci l’abbigliamento o ballerine con “zig-zag”? Questo famoso modello è riconosciuto attraverso l’italianissima marca Missoni. Con il suo nome collegato direttamente alla stampa CHEVRON (disegno geometrico decorativo, con la forma a V) la marca diffonde il suo stile unico e, anche la stampa non essendo sua, tutto ciò che la usa prende il nome Missoni Inspired.

Fontes de pesquisa - Fonti di ricerca:
passeiosnatoscana.com
cfmi.it
pt.wikipedia.org
infomoney.com.br
veja.abril.com.br
fashionbubbles.com
ffw.com.br
exame.abril.com.br
rosenthalusa-shop.com
viniciusdemello.com

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Isabela Discacciati - Italia per amore

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