A relação entre Itália e moda iniciou-se no ano de 1951,
quando o Conde Giovanni Battista Giorgini promoveu um desfile para o público
internacional em Florença, criando, assim, o que chamamos hoje de Made In Italy. Inicialmente, apenas a
classe nobre vestia a fina costura, destacando-a dos demais, porém, com a
chegada dos anos 60, tudo mudou: com mulheres lutando e protestando por um
papel mais ativo na sociedade da época, todas queriam o prazer de sentir-se
como uma princesa, como se fizessem parte da nobreza.
Fonte: Vogue Italia - Conde Giovanni Battista Giorgini |
Desde então, nasce
uma nova ideia de criação e design da moda, surgindo diversos tipos de lojas
com roupas a um preço acessível.
No decorrer dos
anos, o país popular da moda apresentou nomes de grandes estilistas como
Armani, Versace, D&G, Missoni e Gucci, e a cidade de Milão tornou-se um
point da moda italiana que, ao mesmo tempo, começou a se espalhar pelo mundo.
No Brasil, a moda
não é apenas uma questão de bom gosto, mas um modo de mostrar-se diferente,
adequar-se a diversos ambientes e eventos e, além disso, é um diferenciador
cultural. E São Paulo é uma cidade onde encontramos grande diversidade de
vestuário, seja nas vitrines, calçadas, da cabeça aos pés. O estilo da moda
italiana é um dos mais seguidos na capital: com lojas em locais bem
movimentados, atingem uma classe de maior poder aquisitivo. Mas não se engane
ao pensar que somente pessoas com maior condição financeira podem obter
produtos das marcas Versace, D&G, Prada, entre outras renomadas grifes
italianas.
A nova classe média
está construindo sua identidade pelo uso de roupas de grife. Consomem estes
produtos, mesmo que em pequena proporção, utilizando até o parcelamento como
forma de pagamento. As pessoas estão se adequando cada vez mais a um vestuário
sofisticado, apesar de os preços, no Brasil, serem significantemente mais
elevados.
Uma maneira de a classe média começar adquirir roupas assinadas por estilistas renomados foi pela parceria entre a italiana Versace e a Riachuelo,uma das mais bem sucedidas rede de lojas populares em São Paulo.
A junção das marcas
resultou na coleção de roupas
“Versace para Riachuelo”, acompanhada de perto pela própria Donatella Versace,
atual líder da empresa, após a morte de seu irmão (e fundador da marca) Gianni Versace. A renomada Versace possui
notoriedade em outros campos da moda, como, por exemplo, a coleção de
porcelanas e cristais lançada com uma das especialistas no assunto, a alemã Rosenthal,
mostrando a todos que a moda pode expandir-se além das passarelas:
Há várias influências da moda
italiana no vestuário do paulistano. Entretanto, passam despercebidas no dia a
dia por conta da correria.
Fonte: Rosenthal |
Vejamos um exemplo: sabe a roupa
ou sapatilha com estampa de “zigue-zague”? Esse padrão famoso só se tornou
reconhecido por meio da italianíssima marca Missoni.Com o nome ligado
diretamente a estampa CHEVRON (padrão decorativo geométrico, em forma de V) a
marca dissemina o seu estilo único e, mesmo a estamparia não sendo propriamente
sua, tudo aquilo que a utiliza leva o nome Missoni
Inspired.
Fonte: Futilish & Koolshop - Vestidos "Missoni Inspired" |
Il rapporto
tra l’Italia e la moda è cominciato nel 1951, quando il Conte Giovanni Battista
Giorgini ha promosso una sfilata di moda al pubblico internazionale a Firenze,
creando, così, quello che chiamiamo oggi Made In Italy. Al principio, solo la
classe nobile indossava la raffinata cucitura, mettendo in evidenza la
Borghesia, tuttavia, com l’arrivo degli anni 60 è cambiato tutto: con le donne
combattendo e protestando per una funzione più attiva nella società dell’epoca,
loro desideravano il piacere di sentirsi una principessa, come se fossero parte
della nobilità.
Fonte: Italia-magazine |
E così
nasce l’idea di un nuovo design nella moda, sorgendo diversi tipi di negozi con
l’abbigliamenti ad un prezzo accessibile.
Con gli
anni, l’Italia popolare della moda ha presentato grandi nomi di stilisti come
Armani,Versace, D&G, Missoni e Gucci, e la città Milano si è diventata un
punto della moda italiana que, allo stesso tempo, ha cominciato a propagarsi in
tutto il mondo.
In Brasile,
la moda non è solo una questione di buongusto, ma anche un modo di presentarsi
diversamente, adattarsi ai diversi ambienti ed eventi e, inoltre, è un
differenziatore culturale. E Sao Paolo è una città dove troviamo grande
diversità di abbigliamento sia nelle vetrine che nei marciapiedi, dalla testa
ai piedi. Lo stile della moda italiana è uno degli più seguiti nella capitale:
con negozi nei posti più frequentati, influenzano una classe sociale con
maggior potere d’acquisto. Però non lasciatevi ingannare con il concetto che
solo le persone con più condizione finanziaria possono ottenere i prodotti
delle marche Versace, D&G, Prada tra altre rinomate marche italiane.
La nuova
classe media sta costruendo la sua identità indossando un’abbigliamento di marca
famosa. Consumano questi prodotti, anche se in piccola proporzione, utilizando
il pagamento a rate. Le persone stanno progressivamente adattandosi
all’abbigliamento sofisticado, nonostante i prezzi, in Brasile, siano significativamente
più elevati.
Un modo della classe media cominciare a acquisire
abbigliamenti dei famosi stilisti fu attraverso l’associazione tra la marca italiana Versace
e Riachuelo, una delle marche brasiliane
di più successo nei negozi popolari a Sao Paolo.
La giunzione delle marche ha risultato la collezione
“Versace para Riachuelo” attentamente monitorata da Donatella Versace, l’attuale
leader dell’azienda, dopo la morte di suo fratello (e fondatore della marca) Gianni
Versace. La già nota Versace ha notorietà in
altri campi della moda, ad esempio la collezione di porcellane e cristalli
lanciata con un dei massimi esperti nella materia, la tedesca Rosenthal, mostrando
a tutti che la moda può espandersi oltre alle sfilate di moda:
Fonte: Fashionable Home |
Ci sono
molte influenze della moda italiana nell’abbigliamento “paulistano”. Tuttavia, passano
inosservati nella vita quotidiana a causa della fretta.
Vediamo un esempio: conosci l’abbigliamento o ballerine
con “zig-zag”? Questo famoso modello è riconosciuto attraverso l’italianissima
marca Missoni. Con il suo nome collegato direttamente alla stampa CHEVRON
(disegno geometrico decorativo, con la forma a V) la marca diffonde il suo
stile unico e, anche la stampa non essendo sua, tutto ciò che la usa prende il nome Missoni
Inspired.
Fontes de pesquisa - Fonti di ricerca:
passeiosnatoscana.com
cfmi.it
pt.wikipedia.org
infomoney.com.br
veja.abril.com.br
fashionbubbles.com
ffw.com.br
exame.abril.com.br
rosenthalusa-shop.com
viniciusdemello.com
Pesquisa de campo - Ricerca di campo:
Isabela Discacciati - Italia per amore
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exame.abril.com.br
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Isabela Discacciati - Italia per amore
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